quarta-feira, 25 de junho de 2014

Fiesta europeu produz 140 cv com motor 1.0

Série especial com opções em preto e vermelho traz novas calibrações para ficar mais emocionante
Esportividade é conferida por detalhes,
como as saias inferiores, e as rodas com desenho exclusivo
Helder Lima

A Ford apresentou na Europa uma versão do New Fiesta com 140 cv no motor EcoBoost 1.0 de três cilindros. Chamada Red and Black Edition, a edição especial terá um estilo exclusivo. Sua potência por litro é superior à de supercarros como Bugatti Veyron e Ferrari 458 Speciale.

O desempenho, no entanto, não é igual: o modelo acelera de zero a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade máxima de 201 km/h.

A versão esportiva será oferecida em duas cores: vermelho com detalhes em preto; e preto com detalhes em vermelho, justificando o nome.

O New Fiesta Red and Black Edition traz ainda novas calibrações no controle do turbo, comando de válvulas, intercooler, gerenciamento do acelerador e ponto de ignição que elevam a potência para 140 cv, com torque máximo de 18 quilos entre 1.400 a 5.000 rpm.

A nova versão do EcoBoost 1.0 foi recalibrada para gerar 12% mais potência. Como comparação, ela tem mais que o dobro da potência por litro do motor 1.6 de 100 cv que equipava o esportivo Fiesta S há dez anos e também melhora a economia de combustível e as emissões de COem mais de um terço: faz mais de 22 km/l e emite apenas 104 g/km de CO2.

O motor Ford 1.0 EcoBoost reúne as tecnologias de turbocompressor, duplo comando independente e variável de válvulas (Ti-VCT) e injeção direta de alta pressão para oferecer um nível inédito de desempenho e eficiência.

O seu turbo compacto e de baixa inércia gira a até 248.000 rpm – mais de 4.000 vezes por segundo e quase o dobro da rotação dos turbos dos carros atuais de Fórmula 1 – com uma pressão de alimentação de 2.6 bar (38 psi).

Dupla – Série especial em duas cores agrega valor à versão
que responde por 30% das vendas do modelo no mercado europeu

Motor responde por 30% das vendas no mercado europeu

O motor EcoBoost 1.0 respondeu por quase 30% das vendas do New Fiesta na Europa no primeiro trimestre de 2014 e contribuiu para manter o carro na liderança do segmento de compactos naquele mercado, posição que ocupa desde 2012.

Desenvolvido na Europa, no Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada em Aachen (Alemanha), e no Centro Técnico de Dunton, no Reino Unido, o motor usa um bloco compacto de ferro fundido. O EcoBoost 1.0 traz avanços que também estão presentes no motor 1.0 3C Duplo Comando do futuro Novo Ka no Brasil.

Ele tem cabeçote de alumínio com coletor de escape integrado e um design inovador no volante e na polia dianteira que garante um desempenho mais refinado comparado aos motores convencionais de três cilindros.

Para redução do atrito, usa pistões com revestimento especial, anéis de pistão de baixa tensão, vedações de baixa fricção e correia imersa em óleo. Uma bomba de óleo variável adequa a lubrificação conforme a necessidade e otimiza a pressão de óleo para aumentar a eficiência do combustível.


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