domingo, 8 de junho de 2014

Ford: Nova F-150 é a picape com maior número de patentes de tecnologia da história


A Ford anunciou que a nova F-150 2015 é a picape que gerou o maior número de patentes exclusivas de tecnologia da história: um total de mais de 100 registros, uma quantidade inédita de inovações, que vão da tampa traseira às lanternas de LED nos retrovisores.

A picape é considerada uma referência no segmento. “A nova F-150 é carregada de inovação”, diz Alana Strager, especialista da Ford encarregada de registrar as inovações do programa. “No desenvolvimento da picape da nova geração, os engenheiros da Ford criaram mais de uma centena de tecnologias patenteadas.”

Desde a carroceria em alumínio até equipamentos no interior do veículo, incluindo chassi, design, sistema elétrico e motor, estão entre os itens registrados. Por isso, a Nova F-150 é chamada de picape inteligente. O estado da arte da tecnologia foi aplicado, por exemplo, nas lanternas de LED nos espelhos laterais, exclusivas no segmento, na abertura remota da tampa traseira e nos recursos inteligentes de reboque.

Segundo a Ford, as lanternas inovadoras de LED integradas nos retrovisores iluminam a lateral do veículo e facilitam, por exemplo, tarefas noturnas como a montagem de uma barraca de acampamento ou troca de pneu. Por sua vez, a abertura remota da tampa da traseira – inédita em picapes – é feita automaticamente, ao toque de um botão na chave. Também inovador é o degrau de acesso à caçamba, um pioneirismo da Ford, que foi redesenhado para se integrar totalmente à tampa traseira e ficar praticamente invisível quando não é usado. 

O sistema de gerenciamento de carga “BoxLink” conta com presilhas de alumínio fundido e pontos adicionais de amarração para aumentar a flexibilidade e organização na caçamba. As rampas de carga opcionais – pioneiras no segmento – podem ser guardadas nas laterais da caçamba e montadas rapidamente na tampa traseira para facilitar o carregamento de motos, cortadores e outros equipamentos com rodas. Câmera de visão 360 graus, tomadas de força de 400 watts na cabine e faróis de LED são outros recursos inéditos.

Alumínio de uso militar

Montada em uma estrutura de aço de alta resistência, excepcionalmente forte e testada, a nova Ford F-150 emprega ligas de alumínio de uso militar na carroceria e na caçamba. O alumínio passa por um processo de tratamento térmico desenvolvido pelos engenheiros da Ford que quase duplica a resistência do metal. A Ford é a primeira na indústria a usar esse método. Os engenheiros da Ford também solicitaram registros de patente para métodos de solda a ponto, adesivos e hidroformagem com a picape.

“A Ford está ensinando o mundo a construir uma picape de nova geração e as mais de 100 patentes registradas pela equipe da F-150 é mais uma prova de que a marca lidera a indústria automobilística em inovação”, diz Strager.

Fonte: Imprensa Ford




Nenhum comentário:

Postar um comentário