quarta-feira, 4 de junho de 2014

Nova tecnologia facilita interação com o volante

Componentes – Atuador dentro do volante é formado por motor elétrico e engrenagem

Helder Lima

A Ford anunciou o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologia, chamada direção adaptativa, que vai mudar o modo como o motorista interage com o volante do veículo. Prevista para chegar ao mercado em um ano, a solução tem como objetivo tornar os automóveis mais fáceis e agradáveis de conduzir em todas as velocidades e condições de rodagem, aumentando a satisfação ao dirigir e a segurança.

O sistema da Ford usa um atuador de precisão instalado dentro da direção e não exige mudanças no formato tradicional da peça. O atuador, formado por um motor elétrico e engrenagem, pode, em essência, adicionar ou reduzir movimento aos comandos do motorista. O resultado é uma experiência melhor em todas as velocidades, independente do tamanho ou tipo de veículo.

A direção adaptativa muda a relação entre o número de voltas que o motorista dá no volante e o grau de esterçamento das rodas dianteiras. Nos veículos tradicionais, esse movimento é feito dentro de um padrão fixo. Com a nova direção adaptativa da Ford, essa relação varia constantemente com a velocidade do veículo, otimizando a resposta em todas as condições.

Em velocidades baixas, como ao entrar em uma vaga de estacionamento ou em espaços reduzidos, o sistema torna o veículo mais ágil e fácil de manobrar, já que amplifica os movimentos do motorista e exige menos voltas no volante. Em velocidades altas, ele otimiza a resposta da direção e faz o veículo reagir de forma mais suave e precisa aos comandos, aumentando o conforto da viagem.

Manobras devem se tornar mais ágeis

A tecnologia de direção adaptativa deverá ajudar os motoristas tanto em manobras em baixa velocidade e espaços reduzidos como na estrada, aumentando a agilidade e o controle do veículo. “Queremos, antes de mais nada, que todos os produtos da Ford ofereçam uma experiência de condução e segurança. Essa nova tecnologia é capaz de tornar qualquer veículo mais fácil de manobrar e mais gostoso de dirigir”, diz Raj Nair, vice-presidente de desenvolvimento de produto global da Ford.

A direção adaptativa estará disponível nos primeiros veículos a partir do ano que vem. O sistema foi desenvolvido para produção em parceria com o fornecedor Takata, líder em sistemas de direção e segurança automotiva e membro do programa da Ford de relacionamento com fornecedores para aprimorar a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário