segunda-feira, 28 de julho de 2014

A nova realidade do mercado de acessórios

Por Fábio Nista*

Nos últimos anos, o mercado de acessórios automotivos vem passando por rápidas e constantes transformações, sobretudo porque os veículos saem de fábrica cada vez mais equipados. Vidros e travas elétricas, sistemas de navegação, multimídias e alarmes são amplamente oferecidos, mesmo em modelos mais básicos. As causas dessa mudança foram o crescimento econômico e a entrada de novos players no setor.

Os competidores têm buscado se diferenciar dos demais, oferecendo carros completos, por preços similares aos modelos mais básicos. Essa realidade provocou a diminuição dos clientes nas lojas de acessórios, e aumentou a competição no aftermarket. O resultado foi uma guerra de preços, que desencadeou o fechamento de diversos estabelecimentos.

Mas será que essa é a única solução? Serão valores cada vez mais baixos a resposta para que o comércio sobreviva? Vale a pena abrir mão de produtos de qualidade em nome do menor custo?

Como sabemos, o mercado sofre transformações. A diminuição do crescimento econômico, juros altos e o elevado estoque das montadoras podem levar a uma mudança de panorama, com pressão nos preços dos veículos e queda no conteúdo embarcado. Mas essa é apenas uma possibilidade, e os lojistas não podem depender apenas dela. Então, qual é a solução? Com base nesse cenário, a ideia é que, em tempos incertos, os comerciantes invistam em capacitação profissional, diversificação e qualidade.

Capacitação profissional

Medida necessária para que os vendedores sejam capazes de explicar e convencer os consumidores sobre as características e vantagens dos produtos oferecidos, frente aos que vêm de fábrica. Por exemplo, os sistemas de alarme originais muitas vezes não possuem detecção de intrusão, sensores de ultrassom ou de impacto, transmissores de presença, entre outras funções. No caso dos multimídias, muitos não oferecem televisão digital e playback de diversos formatos de arquivos de vídeo. Por esse motivo, a qualificação é fundamental para suportar uma venda, cada vez mais difícil e, sobretudo, técnica.

Os grandes fabricantes de acessórios oferecem programas de treinamentos gratuitos e aperfeiçoamento profissional, que ajudam os lojistas e instaladores a conhecerem bem seus produtos e terem sucesso nos negócios.

Diversificação

Tradicionalmente, as lojas de acessórios se concentram na venda de sistemas de som, alarmes e vidros elétricos para carros. Com o avanço da tecnologia, novas opções de produtos surgiram: rastreadores, sensores de estacionamento, equipamentos de entretenimento para o banco traseiro, câmeras traseiras, gravadores de vídeo, entre outros. Podem parecer artigos comuns, mas muitos locais ainda não aproveitam essas possibilidades, sobretudo para o mercado de moto.

Os estabelecimentos têm sucesso ao venderem não apenas produtos, mas uma nova experiência para o usuário, que torna o ato de dirigir um momento mais prático e confortável. Para isso, novamente, é necessário um conhecimento profundo sobre os acessórios. 

Qualidade

Em meio a um mar de artigos de baixo custo e atributos, as lojas podem investir em equipamentos de qualidade superior, para se destacarem no mercado. A confiança em produtos, serviços e instalação contribui para a manutenção da carteira de clientes e gera bons resultados. Quando um consumidor troca seu veículo, geralmente procura locais de compra confiáveis e, para isso, os benefícios são essenciais.

Dessa forma, o proprietário deve aproveitar as ações de marketing oferecidas pelos grandes fabricantes para atrair clientes. Diversas empresas fornecem banners e folders de propaganda, displays e patrocínio da decoração das fachadas das lojas. As grandes marcas também investem em anúncios em televisão, jornais e revistas, que podem contribuir para o sucesso nos negócios.

* Fábio Nista
Diretor de Inovação da PST Electronics

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