sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Fox 2015 muda em design, câmbio e motor

Com novos detalhes, compacto da Volks adota transmissão manual de seis velocidades e propulsor 1.6 de 120 cavalos na versão Highline

Novo Fox Highline
Helder Lima

Nos próximos dias, as concessionárias da Volkswagen recebem a linha 2015 do Fox, que traz entre as novidades câmbio manual de seis marchas, nomenclatura global da marca para as versões e novo propulsor 1.6 com 120 cv de potência máxima na versão top de linha.

Família Novo Fox
O modelo, que inaugurou no mercado brasileiro o segmento de veículos compactos com teto alto, passa a ser oferecido em quatro configurações: Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion; quatro motores (dois 1.0 e dois 1.6 MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Ao todo serão oito combinações possíveis.

Outro destaque é o motor 1.6 MSI, da família EA211, que estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross e estará disponível para o Fox Highline. Com até 120 cv (etanol), o novo motor 1.6 MSI complementa a gama de versões do Fox, que continua a contar com o motor 1.6, de até 104 cv (etanol), nas versões Trendline e Comfortline.

O novo Fox Highline conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha mais suaves e precisas.

Entre os recursos tecnológicos do Fox estão o controle eletrônico de estabilidade (ESC), o sistema park pilot (com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), o easy trunk (sistema elétrico de abertura elétrica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen), o easy drive (direção com assistência elétrica) e os faróis de neblina com luz de conversão estática.

Motor 1.0 MPI
Há, ainda, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de assistência de partida em rampa (HHC), sistema de navegação embutido no painel e controle de tração.

Confira os preços da linha
Trendline: R$ 35.900 (1.0) e R$ 39.800 (1.6)
Comfortline: R$ 38.190 (1.0), R$ 41.490 (1.6 manual) e R$ 44.590 (1.6 I-Motion)
BlueMotion: R$ 37.690
Highline: R$ 48.490 (1.6 manual) e R$ 51.790 (1.6 I-Motion)

Projeto nacional evolui com design global

O Fox é um projeto desenvolvido pela Volkswagen brasileira que para sobreviver teve de aderir ao design global da marca. Agora o carro traz uma nova versão dessa identidade, e apresenta a frente repaginada. Desde as portas dianteiras (coluna “A”), todas as linhas de estilo em direção à frente do carro são novas.

A característica mais marcante na frente são os faróis, mais inclinados em relação aos do modelo anterior e que passam a adotar a assinatura “mais quadrada”, semelhante a outros modelos da marca no mundo. Agora, uma linha cromada horizontal divide a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Golf.

Motor 1.6 16V MSI
Assim como na dianteira, os componentes da parte de trás do veículo são novos. O que mais chama a atenção são as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior e em posição horizontal.
No interior do veículo, os materiais são novos ou foram refinados. O painel passa a contar com uma nova peça plástica, mais lisa e de material mais nobre.

Sexta marcha trabalha como “overdrive”

O novo câmbio manual de seis marchas que equipa a versão Highline do compacto proporciona economia de combustível e excelência em funcionamento. Esse câmbio mantém as relações de 1ª a 5ª marchas da transmissão MQ200-5F, da qual é derivado, mas com a relação do diferencial mais curta (passando de 4,188:1 para 4,357:1).

Câmbio – Seis velocidades: mais eficiência, economia e conforto
Dessa forma, a velocidade máxima do Novo Fox Highline com a transmissão manual de seis marchas é alcançada em quinta marcha, fazendo com que a sexta marcha funcione como um “overdrive”, privilegiando o conforto e o consumo de combustível, uma vez que o motor trabalha em menores rotações e com maior silêncio de rodagem.

Três cilindros só na versão BlueMotion

O Fox BlueMotion é equipado com o motor 1.0 de três cilindros, da família EA211. Ele tem potência de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Volante – Detalhes em metal valorizam o acabamento;
quadro de instrumentos passa a ter novo grafismo
Tendo com princípio a mobilidade sustentável, o Fox BlueMotion traz as relações de marchas mais alongadas em relação aos demais modelos 1.0 da linha e pneus “verdes” (de baixa resistência ao rolamento) nas medidas 175/70 de 14 polegadas, buscando maior economia de combustível.
Traseira – Lanternas ganharam disposição horizontal e envolvente; também estão maiores para aumentar a segurança
Novo Fox Trendline

Novo Fox Highline

Novo Fox Comfortline

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