terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ingleses criam série de motores mais eficientes

Motor 2.0 – Redução de 17% nos níveis de atrito proporciona melhor aproveitamento de energia
Helder Lima

A Jaguar Land Rover anunciou na Inglaterra a nova família de motores mais eficientes da marca, que começou a ser produzida na nova unidade industrial da empresa.

Os motores terão versões a diesel e gasolina e oferecerão índices de torque e potência entre os melhores em seus segmentos. Eles são focados também na redução dos índices de emissões e na otimização do consumo de combustível.

Todas as versões são equipadas com tecnologia turbo de última geração, que melhora o desempenho, especialmente em velocidades mais baixas, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2.
A nova geração de propulsores foi batizada de “Ingenium”. Ela tem como características também o baixo atrito.

O primeiro motor a sair das linhas de montagem, um 2.0 litros conhecido como AJ200D, tem 17% menos atrito interno em relação aos motores utilizados atualmente. Isso o fará um dos mais eficientes e ágeis motores 2.0 turbo a diesel existentes no mercado europeu.

A nova família de motores é dotada de tecnologias fundamentais para a redução dos níveis de fricção, que incluem rolamentos de balanceador de eixos, no lugar de superfícies usinadas em rolamento.

As bombas de óleo trazem comando controlado por computador, capaz de economizar energia e fornecer a quantidade ideal de óleo para todas as velocidades, cargas de motor e temperaturas.

Também as bombas de água computadorizadas variáveis ajustam a quantidade de forma a refrigerar o motor somente com o necessário. O controle da água que flui pelo motor é feito com base na temperatura, velocidade e características de condução.

Versões adotam blocos de alumínio

Projetado nos centros de pesquisa e desenvolvimento da Jaguar Land Rover em Whitley e Gaydon, no Reino Unido,a nova família de motores Ingenium é apresentada como forte e compacta.
Seu peso reduzido é auxiliado pela utilização de blocos em alumínio tanto na versão diesel quanto na versão gasolina. 

A construção dos motores também utilizará componentes comuns em todas as suas versões. Isso os torna menos complexos, mais fáceis de serem produzidos e com melhor qualidade. Tal fato também permitirá à Jaguar Land Rover uma maior agilidade em oferecer propulsores atualizados.

Todos os motores da família são equipados com turbocompressores, com injeção direta de combustível em alta pressão, comando de válvulas variável e sistema stop-start.

A nova fábrica de motores da Jaguar Land Rover está consumindo um investimento de  500 milhões de libras esterlinas e irá criar mais de 1,4 mil novos empregos diretos quando estiver operando em sua capacidade total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário