segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Chevrolet cancela vendas de Agile e Sonic

Agile – Hatch compacto foi lançando no mercado
brasileiro em 2009: poucas vendas e design duvidoso
Helder Lima

A Chevrolet confirmou nesta semana que deixa de vender no mercado brasileiro os modelos Agile e Sonic (versões hatch e sedã), que eram importados respectivamente da Argentina e México.
As fracas vendas dos modelos, que não caíram no gosto do consumidor brasileiro, foram cruciais para a decisão da montadora.

Onix – Compacto mantém vendas aquecidas,
disputando posições no mercado para a montadora
Segundo o site Carpress (carpress.uol.com.br) “no mês passado, apenas 143 Agiles e 302 Sonics foram emplacados. De janeiro a agosto, foram vendidos 9.547 Agiles e 4.246 Sonics”.
Os especialistas do mercado automotivo avaliam que os dois modelos foram “canibalizados” pelo compacto Onix, que se tornou o modelo mais vendido da marca. Também o sedã Cobalt contribuiu para esse processo de canibalização.

Sonic – Modelo fabricado no México continua
sendo vendido em outros mercados globais
Em agosto, o Onix vendeu 10.285 unidades – mais que o Agile o ano inteiro –, ocupando a quarta posição entre os modelos mais vendidos do mercado nacional, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O conceito de design do Agile foi ponto de partida para outros modelos da marca, como o sedã Cobalt e a minivan Spin. Esses carros, no entanto, vão bem em termos de vendas no mercado. O Cobalt vendeu mais de 3,5 mil unidades no mês passado.

O Sonic era um veículo que disputava vendas nos segmentos dos compactos premium, que têm como concorrentes o novo Fiesta e o Honda City, que está chegando em nova versão ao mercado nos próximos dias.

Onix incorpora ar e alerta de cinto como itens de série

A Chevrolet aposta no Onix para manter as vendas no mercado. Nesta semana, a montadora informou que o modelo passa a oferecer, como item de série em todas as configurações, ar-condicionado e alerta sonoro de não utilização do cinto pelo motorista e passageiro dianteiro.

Esse sistema de segurança é constituído basicamente de sensores instalados nas travas do cinto e nos assentos posteriores, que são capazes de detectar a presença de ocupantes e a não utilização do equipamento de segurança com o veículo em movimento.

O aviso sonoro é intermitente e só se desliga após a fixação do cinto. Esse tipo de alerta é comum apenas em veículos de categoria superior.

O ar-condicionado passa a ser item de série também na versão de entrada (LS), que oferece outros itens de conforto, como direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura e painel com velocímetro digital. As versões intermediárias (LT) e topo de linha (LTZ) do Onix já traziam o sistema de climatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário