quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ford apresenta o novo Mustang na Califórnia com motores V8 e EcoBoost


No dia 1º de outubro a Ford fez a apresentação do novo Mustang 2015 na Califórnia, nos Estados Unidos. Foram mostrados os modelos 2.3 EcoBooost e 5.0 V8, ambos com transmissão manual ou automática e tecnologias inovadoras que marcam a nova geração de um dos esportivos mais emblemáticos do mundo. A linha terá também uma versão V6 3.7.

O novo Mustang é o primeiro a oferecer motores de quatro, seis e oito cilindros com potência de pelo menos 300 cv para atender diferentes perfis de clientes. O seu motor EcoBoost usa injeção direta, comando de válvulas variável e turbocompressor para entregar alto torque em uma faixa ampla de rotação. O coletor de admissão e o turbo com projeto exclusivo contribuem para ele gerar mais de 310 cv e torque de 42 kgfm.

“Este motor EcoBoost entrega o que o motorista do Mustang espera, com uma curva de torque ampla e plana que aparece quando você solicita, para uma ultrapassagem fácil e aceleração consistente”, diz Dave Pericak, engenheiro-chefe do Ford Mustang.

O Mustang GT continua a ser equipado com o poderoso V8 de 5.0 litros, com trem de válvulas e cabeçote renovado que aumentam a potência para 441 cavalos e o torque para 55 kgfm. O novo coletor de admissão tem válvulas que fecham parcialmente o fluxo para o motor em velocidades mais baixas, aumentando a turbulência e melhorando a mistura ar–combustível para maior eficiência e estabilidade em marcha lenta.

Com potência de 304 cv e torque de 37 kgfm, o Mustang mais acessível, com motor V6 de 3.7 litros, também vai oferecer o desempenho que os clientes esperam. A transmissão manual tem mudanças mais suaves e a transmissão automática, renovada, traz comandos na direção.

“O Ford Mustang inspira paixão como nenhum outro carro”, destaca Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. “O visual, o som e o desempenho visceral do carro mexem com as pessoas, mesmo que elas nunca o tenham dirigido. O Mustang é, definitivamente, mais do que um carro – é o coração e a alma da Ford.”

O impacto do Mustang vai muito além dos mais de 9 milhões de carros vendidos em seus 50 anos de produção contínua. Ele soma milhares de aparições no cinema, na televisão, na música e videogames e é o carro mais popular do mundo no Facebook. Pela primeira vez na história, ele será vendido também em mercados da Europa e da Ásia.

Design inconfundível

O design totalmente novo do Mustang, nas versões fastback e conversível, mantém os elementos essenciais do projeto – incluindo o capô longo esculpido e traseira curta – com uma leitura contemporânea.

As novidades incluem uma carroceria mais baixa e mais larga, com redução da altura do teto e para-lamas traseiros mais largos, para-brisa e vidro traseiro mais inclinados, de perfil elegante, lanternas traseiras tridimensionais de três barras, com piscas sequenciais, e frente com grade trapezoidal em formato de boca de tubarão.

As informações e controles que o motorista precisa estão ao alcance da mão na cabine inspirada em painéis de aviões e produzida com o mais alto nível de acabamento já encontrado em um Mustang. Além de mais espaçosa, com ergonomia aprimorada e botões de fácil controle, ela tem instrumentos amplos e claros. A traseira mais larga e com nova suspensão aumenta o espaço para os ombros e quadril dos passageiros de trás. O porta-malas com desenho funcional permite acomodar dois sacos de golfe.

Aerodinâmica refinada

Design e performance são dois atributos que fizeram o Mustang conquistar milhões de fãs durante cinco décadas. A carroceria mais elegante ajuda a nova geração a vencer a resistência do ar com menos esforço.

Cada um dos três motores que equipam o Mustang vem com uma grade específica, que permite apenas a passagem da quantidade de ar necessária. O Mustang 2.3 EcoBoost traz grades com fechamento ativo que aumentam a economia de combustível, reduzindo o arrasto em velocidades mais altas, quando o resfriamento extra não é necessário. As aletas podem fechar completamente a grade, desviando o ar para fora do carro em vez de direcioná-lo para o compartimento do motor.

Dirigibilidade e segurança

O novo Mustang traz novos padrões de dirigibilidade para a marca, com uma dinâmica e qualidade de rodagem de classe mundial. Os sistemas de suspensão dianteira e traseira são totalmente novos. Um novo quadro dianteiro ajuda a tornar a estrutura mais rígida e leve, proporcionando uma base melhor para garantir um controle mais previsível.

A nova estrutura dianteira MacPherson com sistema de duplas juntas esféricas permite o uso de freios maiores – os mais eficientes já oferecidos em um Mustang. A suspensão traseira independente, tipo integral-link, também é totalmente nova. A sua geometria, molas, amortecedores e buchas foram especificamente modificados e ajustados para aplicação de alta performance. Novas juntas traseiras de alumínio ajudam a reduzir a massa não suspensa para melhorar a dirigibilidade.

O airbag para proteção do joelho do passageiro dianteiro tem um design inovador que reduz significativamente o tamanho e o peso do equipamento para aumentar o espaço na cabine. Ele faz parte de um sistema abrangente de segurança, com o dobro do número total de airbags no Mustang fastback e um pacote robusto de sensores, pré-tensionadores dos cintos de segurança e melhor iluminação externa.

Tecnologias inteligentes

O novo Mustang apresenta várias tecnologias inovadoras que dão ao motorista um nível superior de informação, controle e conectividade. Chave com sensores para acesso inteligente e botão de partida, sistema de conectividade SYNC e chave de segurança MyKey são itens de série em todos os modelos. O aplicativo para registro de dados de desempenho Track Apps, o configurador de instrumentos MyColor e o novo sistema de som Shaker Pro Audio System permitem personalizar o carro a cada estilo.

A sensação de liberdade e confiança que o Mustang transmite é ampliada com novos recursos de controle. Dependendo do tipo de pista, o motorista pode ajustar rapidamente o nível de esforço da direção, a resposta do motor e as configurações da transmissão e do controle de estabilidade eletrônico, selecionando os modos de direção no painel.

O novo e avançado sistema de controle de estabilidade desenvolvido pela Ford otimiza a capacidade dinâmica do Mustang. Para arrancadas rápidas, suaves e consistentes em qualquer situação, o Mustang GT conta com controle de partida de série nos modelos com transmissão manual.

Na hora de voltar para casa e relaxar, recursos avançados como o sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado e o piloto automático adaptativo tornam a direção tranquila. O sistema SYNC com AppLink permite acesso aos aplicativos do celular.

O Mustang 2015 também introduz melhorias no sistema de Assistência de Emergência do SYNC, incluindo informações sobre a variação máxima de velocidade durante o impacto, tipo de acidente (frontal, lateral, traseiro ou capotamento), uso do cinto de segurança e se ocorreram múltiplos impactos e detonação dos airbags.

50 anos de sucesso

O dia 17 de abril de 2014 marcou o 50º aniversário de lançamento do Ford Mustang original. Para celebrar esse marco todos os modelos 2015 trazem um emblema no painel com o logotipo do cavalinho galopando e os dizeres “Mustang – Since 1964”. A linha continua a ser produzida na fábrica de Flat Rock, nos Estados Unidos.

“Desde o primeiro dia sabíamos que, se íamos construir um novo Mustang, tínhamos de fazer isso direito”, disse Pericak. “Criamos um Mustang totalmente novo, que além de mais rápido e bonito também é mais refinado e eficiente, sem perder o apelo original que as pessoas têm associado ao Mustang durante meio século.”

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário