quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ford F-150: 10 tecnologias que você ainda vai ver numa picape


A nova Ford F-150, que começa a ser vendida no final do ano nos Estados Unidos, traz uma série de recursos jamais vistos numa picape. Além de mais economia de combustível, conforto e capacidade de carga, ela oferece tecnologias inéditas de assistência ao motorista que ajudam a explicar por que a Ford Série F se mantém há 37 anos como a picape mais vendida da América e também é o veículo campeão de vendas dos Estados Unidos há 32 anos.


Os recursos inteligentes da nova F-150 incluem estacionamento automático, piloto automático adaptativo com alerta de colisão, controle de curvas, módulo de reboque inteligente, bancos multicontorno, sistema de alerta de ponto cego, assistente de manutenção na faixa, câmera de visão 360 graus, controle de descida de serra e monitoramento de pressão dos pneus. Veja a seguir como funcionam esses equipamentos.

• Estacionamento automático – Exclusivo na categoria, usa dois sensores de ultrassom e a direção elétrica para identificar uma vaga de tamanho adequado e manobrar o veículo automaticamente, enquanto o motorista opera os pedais do acelerador e do freio.

• Controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão com assistência de frenagem – Um radar mede a distância e a velocidade dos veículos à frente e reduz automaticamente a velocidade da F-150 para manter a distância selecionada pelo motorista. Se o piloto automático adaptativo estiver ativado, a velocidade mais lenta será mantida. O alerta de colisão emite avisos visuais e sonoros se a distância do carro à frente diminuir muito rápido e houver risco de colisão. Também pré-carrega os freios, caso o motorista precise parar de repente.

• Controle de curvas – Desenvolvido por engenheiros da Ford, esse sistema inovador ajuda o motorista a manter o controle do veículo caso ele entrar muito rápido numa curva, reduzindo automaticamente o torque e aplicando o freio nas quatro rodas. Pode reduzir a velocidade do veículo em até 16 km/h em cerca de 1 segundo.

• Módulo de reboque inteligente – Outro item exclusivo, mostra para o motorista quais luzes do reboque não estão funcionando, para que ele ou outra pessoa não precise conferir pessoalmente se há luzes apagadas no trailer.

• Bancos multicontorno – Únicos na categoria, produzem um efeito de massagem no motorista e no passageiro da frente, o antídoto perfeito para um dia duro de trabalho.

• Sistema de alerta de ponto cego e tráfego cruzado – Também conhecido como BLIS, funciona com sensores de radar nas lanternas traseiras para monitorar as áreas fora da visão do motorista. Acende uma luz de alerta no retrovisor lateral se houver outro veículo em um ponto cego quando o motorista quer mudar de faixa. Também avisa se há veículos vindo ao sair de uma vaga de estacionamento.

• Assistente de manutenção na faixa – Usa uma câmera para detectar as marcações na pista e produz uma vibração no volante se o motorista sair da faixa sem acionar o pisca. Pode também aplicar uma força na direção para ajudar a trazer o carro de volta à pista, se necessário.

• Câmera de visão 360 graus – Esse sistema exclusivo usa quatro câmeras externas para dar ao motorista uma visão panorâmica de até 2 metros em torno da F-150. Ajuda no estacionamento, na manobra em locais apertados e também na rodagem em estradas estreitas e trilhas em baixa velocidade.

• Controle de descida de serra – Usa o sistema ABS do freio para controlar a velocidade em descidas. Por meio de um botão, o motorista seleciona automaticamente a velocidade da picape e pode se concentrar na direção sem se preocupar com o freio.

• Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – Mostra a pressão do ar de cada pneu e alerta o motorista quando um deles está baixo.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário