quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mitsubishi anuncia lançamento de SUV híbrido

Híbrido – Utilitário 4x4 terá preço próximo de R$ 190 mil e vai agregar valor à marca japonesa
Helder Lima

A Mitsubishi anunciou esta semana que começa a vender no próximo ano no País o Outlander PHEV, que será o primeiro utilitário esportivo (SUV) híbrido plug-in (com conexão à rede elétrica) no mercado brasileiro.

A versão, com tração 4x4 e preço próximo de R$ 190 mil, representará o topo da linha do utilitário, que conta também com uma versão convencional com motor 2.0 e outra 3.0 V6.
Plug-in – Sistema de conexão para recarga das baterias
precisa de fonte 220 V: operação de até cinco horas
Por conta do preço, a marca deverá vender perto de 20 unidades por mês do veículo híbrido, mas para a montadora japonesa é importante agregar valor à sua imagem no mercado nacional, por meio de tecnologia inovadora.
Informação – Instrumentos do painel mostram modo
de operação do veículo e o armazenamento de energia

O novo veículo tem três motores: um à combustão no ciclo otto e outros dois elétricos síncronos com imã permanente.
Tração – Alavanca do câmbio automático permite
selecionar o modo de condução: vocação para off-road
Iluminação traseira – Sistema de sinalização com
lâmpadas Led tornam o utilitário mais moderno 

Ao funcionar, o Outlander PHEV opta pela forma mais eficiente de trabalho dos motores elétricos ou à combustão, privilegiando a economia de combustível.

Em percurso urbano, o veículo pode percorrer 50 quilômetros sem utilizar gasolina, usando a autonomia do sistema elétrico.

As baterias estão instaladas no assoalho, garantindo a melhor distribuição de peso, baixando o centro de gravidade.

O veículo tem três modos de condução. No modo 100% elétrico, os motores elétricos movimentam o veículo usando a energia acumulada nas baterias.

Já no modo híbrido em série, os motores elétricos movimentam o veículo usando energia das baterias ou do gerador. O motor à combustão é utilizado apenas para acionar um gerador que produz eletricidade quando o nível da bateria está baixo.

Outra possibilidade é o modo híbrido paralelo: o motor à gasolina traciona o veículo em conjunto com os motores elétricos quando uma potência extra é necessária.

DADOS POR SMARTPHONE

A energia cinética gerada durante a frenagem do Outlander híbrido também é utilizada para carregar as baterias (modo regenerativo), garantindo mais autonomia no modo elétrico. Uma tela de LCD de 4,2 polegadas, com alta definição, mantém o motorista informado sobre o nível de carga, modo de condução selecionado, fluxo de energia do sistema PHEV e outras funções. O motorista pode monitorar as informações do veículo por um aplicativo, via smartphone ou tablet. O aplicativo em português, desenvolvido pela Mitsubishi, permite controlar remotamente o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, além de monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecedor.


Ficha técnica
Modelo: Outlander PHEV
Motor a combustão: 1.998 cm3, com potência de 121 cv a 4.500 rpm e torque de 19,4 kgfm a 4.500 rpm
Motor elétrico frontal: potência de 82 cv (60 kW) e torque constante de 14 kgfm
Motor elétrico traseiro: potência de 82 cv (60 kW) e torque constante de 19,9 kgfm
Bateria: células de íons de lítio, com tensão de 300 V e capacidade de 12 kWh
Tempo de recarga em fonte 220 V: até cinco horas
Tração: 4x4 elétrica com distribuição de torque dinâmico


Tração, suspensão e freios têm alta tecnologia

O Outlander PHEV oferece sistema de tração S-AWC (Super All Wheel Control), com acionamento por botão e dois modos de operação: Auto e 4WD Lock – para situações de maior dificuldade.

A suspensão dianteira é independente Mc Pherson, com molas helicoidais e barras estabilizadoras. A suspensão traseira é Multilink, que garante maior controle do veículo, além de uma condução mais suave em terrenos irregulares.

A suspensão traseira alia sofisticação à performance e permite que, durante uma curva, haja um esterçamento passivo das rodas, aumentando a estabilidade e dirigibilidade.
O do Outlander é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS.

As rodas são de liga leve 18 polegadas e os pneus de perfil baixo 225/55R18 garantem a melhor aderência nas pistas. O Outlander tem raio de giro de 5,3 metros, ideal para manobras em garagens e lugares com pouco espaço.


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