sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Volkswagen Novo Fox tem o menor custo de reparabilidade de sua categoria, segundo o CESVI


O Volkswagen Novo Fox é o modelo com menor custo e tempo de reparo em caso de colisão, em comparação aos seus concorrentes diretos no mercado nacional. O modelo, que acaba de chegar às concessionárias, recebeu a classificação 15 no Car Group, ranking de reparabilidade estabelecido pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veículos e pela indústria automotiva nacional.

“A conquista do Novo Fox reforça o amplo trabalho que vem sendo realizado pela Volkswagen, que prioriza a satisfação dos clientes, buscando oferecer veículos com excelente relação custo-benefício e valores reduzidos de reparo, sem abrir mão da qualidade, da robustez e da segurança”, afirma o gerente executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares da Volkswagen do Brasil, Antonio Carnielli Jr.

O índice Car Group é baseado nos resultados de testes de impacto em baixa velocidade feitos pelo CESVI, que avaliam a extensão dos danos e a facilidade de reparo após uma colisão a 15 km/h. A pontuação varia entre 10 a 60: quanto menor o índice, menor o custo do reparo.

Mais moderno, atraente e sofisticado, o Novo Fox chegou ao mercado como o veículo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. O modelo, que revolucionou o mercado nacional e criou uma categoria inédita no País, oferece recursos de segurança e itens de conforto que geralmente são encontrados em veículos de categorias superiores.

Entre os destaques do Novo Fox estão o controle eletrônico de estabilidade (ESC), a ampla gama de motores e transmissões – incluindo o novo motor 1.6l MSI e o inédito câmbio manual de seis marchas –, o sistema park pilot (com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), o easy trunk (sistema elétrico de abertura elétrica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen), o easy drive (direção com assistência elétrica) e os faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light). Há, ainda, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de assistência de partida em rampa (HHC) e sistema de navegação embutido no painel RNS315.

Outros destaques do modelo são o M-ABS, ou TC (Traction Control ou Controle de tração) e o HHC (Hill Hold Control ou controle de assistência de partida em rampa). O M-ABS, uma evolução dos freios ABS, tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. Já HHC atua em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

Modelos que são referência

Com o resultado do Novo Fox, a Volkswagen conta com quatro modelos que são referência no índice do Car Group, em comparação aos seus respectivos concorrentes de mercado. Além de ser o modelo fabricado no Brasil mais seguro do País, o up! tem atualmente classificação 11, atingindo o melhor resultado não apenas dentro de sua categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base outubro de 2014).

A Saveiro 2015 é a campeã no baixo valor do custo de reparo pelo quarto ano consecutivo na categoria picape compacta cabine simples. O modelo chegou ao mercado em março deste ano para assumir o posto de picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. A Saveiro passou a contar, de série, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas. E a Saveiro Cabine Dupla, que acaba de chegar ao mercado, manteve a excelência do restante da linha da picape compacta Volkswagen, sendo a melhor de sua categoria.

O SpaceFox é bicampeão no baixo valor do custo de reparo no segmento de station wagon compacta. O modelo, que introduziu no País o conceito de sportvan – reúne a esportividade das peruas (station wagons) e a versatilidade e espaço interno dos veículos multiuso –, na linha 2015 recebeu atualizações no visual e novos itens de tecnologia e segurança.

Car Group

Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados.

A avaliação do CESVI inclui testes de colisão dianteiros e traseiros, a execução dos reparos necessários e a avaliação individual das peças danificadas. O resultado leva em conta os custos da reparação, o tempo necessário para a substituição e o custo da cesta básica de peças.

O CESVI é o único centro de pesquisa do país dedicado ao estudo da reparação automotiva. A instituição também atua no campo da segurança viária, desenvolvendo estudos e campanhas, e prestando apoio a órgãos de governo com seu know-how técnico, aprimorando medidas e regulamentações ligadas ao trânsito e ao automóvel.

Fonte: Imprensa Volkswagen

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