terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

nanoFlowcell AG apresenta novo QUANT F em Genebra


“Esse caro é tremendamente poderoso, amigável ao meio ambiente e único em um”, diz o CTO (chief technical officer) da nanoFlowcell AG, Nunzio La Vecchia, sobre o novo QUANT F, que terá sua première mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2015, em 3 de março de 2015.

O carro saloon e-sports com quatro bancos e tecnologia de propulsão nanoFlowcell® resulta do maior desenvolvimento do QUANT E de 2014, o primeiro automóvel com propulsão de célula de fluxo (flow cell) a ser aprovado pela TÜV, instituição de inspeção técnica da Alemanha.

“A engenharia e o projeto do novo QUANT F foram inteiramente reformulados. Com sua nova transmissão automática, de 2 velocidades, desenvolvemos um novo sistema de propulsão, um tipo que não existia até agora. A transmissão de 2 velocidades foi desenvolvida internamente, com o fim específico de se obter um desempenho impressionante do QUANT com a tecnologia nanoFlowcell®. A velocidade máxima de mais de 300 km/h, em modo totalmente elétrico, com a tecnologia de propulsão nanoFlowcell® e sem emissões nocivas, configuram os atributos excepcionais de desempenho do novo QUANT F”.

O novo QUANT F -- desempenho dinâmico, amigável ao meio ambiente, com 1090 cv/801.69 kW

“O QUANT F é uma reformulação completa de seu predecessor, o QUANT E, e se destaca não apenas em termos de aparência, com sua cor vermelha, mas também como um resultado da integração de componentes técnicos desenvolvidos recentemente. Conseguimos melhorar ainda mais os números de desempenho com a nanoFlowcell®. Com o QUANT F podemos, agora, atingir o rendimento máximo de 1090 cv/801.69 kW para uma duração limitada e uma voltagem nominal máxima de 735 V (anteriormente, de 600 V). Isso representa um grande aumento para um veículo elétrico. Nessa conexão, eu gostaria de destacar, expressamente, que, como pesquisadores, não estamos interessados em inflar os números de cv/kW e, sim, de entender o que é tecnicamente factível.

Por razões técnicas e econômicas, a voltagem nominal para operações normais do QUANT F irá ficar em aproximadamente 400 V no futuro. Isso possibilita uma propulsão eficiente e econômica e significa, consequentemente, maior autonomia, acompanhada por desempenho excepcional, sem emissões nocivas”, explica o CTO Nunzio La Vecchia.


A tecnologia aperfeiçoada nanoFlowcell® alimenta continuamente, com mais de 50 ampères de corrente, o sistema de buffer nanoFlowcell®, desenvolvido recentemente, do QUANT F. Em compensação, o sistema de buffer é capaz de fornecer, por curto tempo, mais de 2.000 ampères, quando necessário para desempenho total. “Pelo que sabemos, ninguém conseguiu, até agora, ter um sistema que fornece mais de 2.000 ampères na estrada, em um carro de passageiros. É uma realização única. Conseguimos isso ao combinar nossa bateria de fluxo com o novo sistema de buffer. Esse sistema abre um vasto potencial para o futuro da mobilidade elétrica”, diz Nunzio La Vecchia.

Um monobloco desenvolvido recentemente, feito de fibra de carbono, com uma coluna A mais estreita, cria no QUANT F um interior mais espaçoso e linhas elegantes, ao mesmo tempo em que oferece segurança excepcional aos quatro passageiros.

Autonomia de 800 km com nanoFlowcell® e fluido iônico

Além dos excelentes dados de desempenho e projeto do QUANT F, o veículo também ostenta uma autonomia impressionante. “Por favor, observem que estamos dirigindo um saloon esportivo de 5,25 metros de comprimento, em modo totalmente elétrico, com uma autonomia de 800 km. Esse não é um carro pequeno, mas um saloon grande, para quatro pessoas. Um saloon esportivo. Assim, a nanoFlowcell AG está mostrando o caminho para a futura configuração da mobilidade elétrica sustentável”, observa La Vecchia.

Como um sistema de propulsão alternativa, a nanoFlowcell® é operada com um fluido iônico. “Em vez de usar hidrogênio e oxigênio como uma célula de combustível convencional, nós trabalhamos com dois fluidos iônicos -- um com carga positiva e outro com carga negativa”, explica Nunzio La Vecchia. Com uma capacidade de tanque total de 500 litros, consistindo de dois tanques para 250 litros cada um, acomodados separadamente na subestrutura do QUANT, conseguimos, em um período de nove meses, um aumento em autonomia de mais de 30%, em comparação com o QUANT E de 2014. “Estamos apenas na fase inicial de nosso trabalho de desenvolvimento. O fato de armazenarmos a energia para a propulsão em um fluido nos dá uma enorme vantagem sobre os sistemas empregados até agora no campo da mobilidade elétrica. Podemos usar todas as cavidades no veículo para transportar o fluido iônico. Como o fluído não é inflamável, nem tóxico, acreditamos que estamos absolutamente no caminho certo com esse meio”, acrescenta Nunzio La Vecchia.

Eixo desengatável para desempenho ótimo

Como outra inovação do QUANT F, a tração permanente nas quatro rodas (4x4), que é implementada através de quatro motores elétricos, pode ser convertida automaticamente em tração traseira em velocidades apropriadamente altas ou em altas taxas de aceleração. Para esse fim, o eixo dianteiro é desengatado e, subsequentemente, opera em modo de marcha lenta. “Nos esforçamos para garantir ao motorista aceleração e estabilidade ótimas, em qualquer situação de pilotagem, especialmente em velocidades mais altas. Isso é conseguido mais facilmente com tração nas rodas traseiras, do que com tração permanente nas quatro rodas”, explica La Vecchia.

Aerofólio traseiro de dois estágios para pilotagem esportiva

O aerofólio de dois estágios é mais um recurso novo do QUANT F. Ele é ativado automaticamente quando a velocidade atinge 80 km/h, aplicando força de sustentação negativa adicional às rodas traseiras para a pilotagem esportiva, especialmente em altas velocidades. “Graças a seu projeto aerodinâmico, o QUANT F consegue coeficientes de resistência excelentes. O aerofólio traseiro de dois estágios possibilita ao motorista aplicar a aderência necessária à estrada, para uma pilotagem ainda mais esportiva, mesmo a velocidades e taxas de aceleração extremamente altas. É a sensação máxima por trás de um volante”, comemora Nunzio La Vecchia.

“Faróis QUANTeYES”

“Como uma empresa de pesquisa e desenvolvimento, sempre nos empenhamos em forçar os limites e introduzir inovações ainda desconhecidas no mercado. Um exemplo, em 2014, foi a sensorFlow Technology®, nossos interruptores capacitivos, projetados em madeira real. Agora, introduzimos algo novo, mais uma vez, no campo da tecnologia de iluminação: nos faróis dianteiros do QUANT F, instalamos cristais contraluz, que projetam um “Q”, de QUANT, quando os faróis são acesos. Os faróis do QUANT F têm agora a aparência de olhos com pupilas. Os olhos (eyes) do QUANT formaram o nome QUANTeYES. Isso concede a toda seção frontal do carro mais personalidade e lhe dá uma face especial”, observa o CTO La Vecchia.

Exterior já 100% compatível com requisitos para homologação, interior mais de 90% compatível

Com o novo QUANT F, a nanoFlowcell AG objetiva a homologação para produção em série. “O exterior do novo QUANT F já está 100% em conformidade com os requisitos para homologação da produção em série em nível técnico. O interior cumpre cerca de 90% da conformidade exigível para homologação. Os requisitos de homologação, atualmente, ainda requerem o cumprimento de providências relativas ao painel traseiro, às airbags, aos complexos testes de colisão, além de testes formais e documentação. Os testes de colisão serão realizados nos EUA e na Alemanha. Mas eu preciso dizer que a ideia de que colocar um carro tão fascinante em testes de colisão realmente me desagrada”, diz o CTO da nanoFlowcell AG, Nunzio La Vecchia.

Fonte: Volker Pulskamp-Böcking c/o HERING SCHUPPENER / PRNewswire


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