quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ford lança aplicativo que permite programar a recarga e monitorar veículos elétricos pelo smartphone



A Ford apresentou um novo aplicativo que permite aos motoristas de carros elétricos e híbridos plug-in conectar remotamente seu smartphone com o veículo para gerenciar a recarga - e até selecionar a temperatura da cabine antes da viagem. O lançamento do MyFord Mobile foi anunciado no Congresso Mundial da Mobilidade, em Barcelona. Os usuários poderão usar o aplicativo e o site associado para gerenciar remotamente as condições do carro, verificar a autonomia e planejar as viagens, incluindo pontos de recarga.

O MyFord Mobile usa grafismos inspirados nos games e aplicativos de condicionamento físico - como bolas e balões de ar - para mostrar se o motorista está dirigindo de forma eficiente, com menor consumo de energia e emissões. Ele também classifica o seu estilo de dirigir nas categorias “Zen” (sereno) ou “Zippy” (vigoroso) e dá dicas para aumentar o rendimento. O novo Focus Electric e o híbrido plug-in C-MAX Energi estarão entre os primeiros a oferecer o MyFord Mobile na Europa.

“O MyFord Mobile torna o uso de um veículo elétrico ainda mais conveniente. Ele mostra como é possível reduzir as emissões de CO2 e aumentar a eficiência energética de um modo simples e que todos compreendem facilmente”, diz Don Butler, diretor-executivo de Veículos Conectados e Serviços da Ford. “Os motoristas de carros elétricos querem saber os benefícios ambientais que o seu veículo traz e como podem contribuir ainda mais para tornar o futuro melhor. O MyFord Mobile os ajuda a fazer isso. “

MyFord Mobile

Disponível para os sistemas iOS e Android, com apoio de um website especial, o aplicativo MyFord Mobile se conecta ao carro por meio de um modem embarcado que envia dados diretamente para um servidor remoto.

Além de informar o motorista quando ele atinge uma redução de CO2 suficiente para encher uma bola ou balão de ar quente, o sistema exibe emblemas e alertas ao registrar marcos de distância com emissão zero - como, por exemplo, o equivalente a uma volta em torno da Terra. E também dá dicas para melhorar a autonomia, como a otimização da frenagem regenerativa. O motorista também pode rever seus hábitos de direção ao longo do tempo e conferir como as mudanças no comportamento afetam o consumo de energia.

O recurso “Go Times” permite deixar o carro carregado e pronto para sair na data e hora selecionada, com a temperatura da cabine pré-ajustada. Quando está conectado, o carro usa a energia da rede em vez da bateria para aquecer ou resfriar a cabine. O aplicativo traz um mapa integrado que ajuda a localizar o carro, planejar as rotas e localizar estações de carga. Também pode ser personalizado com o nome e a cor do carro, com agendamento e perfis de carga.

Disponível nos idiomas inglês, holandês, francês, alemão e espanhol, o MyFord Mobile é gratuito nos primeiros cinco anos de posse do veículo.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário