quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ford vai oferecer serviço público de carros compartilhados em Londres


A Ford vai colocar à disposição do público, em Londres, o seu serviço experimental de compartilhamento de carros, o GoDrive. Como principais vantagens, o sistema oferece uma frota de veículos para viagens só de ida e estacionamento garantido em toda a cidade, além de facilidade de pagamento e reserva, feitos através de um aplicativo para smartphone, o GoDrive.

O projeto surgiu como um dos mais de 25 experimentos que a empresa desenvolve dentro do plano Ford Smart Mobility, para criar novas soluções de mobilidade usando a tecnologia e conectividade. O projeto piloto foi chamado de Direção na Cidade sob Demanda (City Driving On-Demand).

A indústria global de compartilhamento de carros deve movimentar mais de US$ 6 bilhões até 2020 e a Ford quer usar o GoDrive para ganhar conhecimento das novas tendências e hábitos dos clientes desse novo sistema. O serviço oferecido aos londrinos permitirá entender melhor as suas necessidades, padrões de viagem e estacionamento.

“Com o aumento dos congestionamentos nas cidades as pessoas se tornam mais abertas a novas formas de mobilidade e o compartilhamento de carros está provando ser um modelo atraente”, disse Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford, que recentemente veio ao Brasil participar do Seminário Ford de Tecnologia e Conectividade, onde foi apresentado o novo Focus. “Para criar um serviço de compartilhamento de carros eficaz é essencial conhecer as necessidades e expectativas desses motoristas e complementar a infraestrutura de transporte e conectividade.”

Criado para se integrar aos sistemas de transporte existentes, o GoDrive é o único serviço de compartilhamento de carros que oferece viagens só de ida com estacionamento garantido. O sistema de pagamento, calculado por minuto de uso, inclui pedágio urbano, seguro e combustível. Metade da frota é formada por modelos Ford Focus elétricos.

O projeto piloto envolveu 100 motoristas registrados, com veículos Focus Electric e New Fiesta EcoBoost 1.0, usando estacionamentos próximos das principais estações de transportes públicos, como as ferroviárias Waterloo e Victoria. Agora, a Ford está convidando 2.000 pessoas a se inscrever gratuitamente no serviço, que será ampliado para 50 carros em 20 localidades.

Um aspecto importante do GoDrive é o aprendizado, com a avaliação e melhoria contínua do serviço. Estima-se que só no Reino Unido o setor de compartilhamento de carros deva crescer 23% de 2013 a 2025. Uma pesquisa recente feita pela Ford com 5.500 passageiros em grandes cidades europeias mostrou que a maioria das pessoas considera a locomoção para o trabalho mais estressante que o seu emprego e 80% dos londrinos disseram se atrasar para o trabalho uma vez ou mais por mês devido ao trânsito.

“Nossa pesquisa mostrou que os sistemas atuais de compartilhamento de carros são limitados no que se refere a reserva, tempo de uso e locais de retorno. A oferta de recursos como viagens só de ida e pagamento automático pode mudar esse cenário e ampliar as oportunidades de uso, com a flexibilidade que os motoristas desejam”, diz Alicia Agius, líder do projeto GoDrive na Ford Europa.

Desde que foi lançado, no início do ano, o serviço tem recebido uma avaliação muito positiva. Entre outras vantagens, os usuários citam o acesso a tecnologias encontradas na linha atual de carros da Ford, como o sistema de conectividade SYNC e o estacionamento automático.

Os clientes destacam também a conveniência do sistema de pagamento único, feito durante a viagem, que inclui o pedágio urbano de Londres (atualmente de 11,50 libras). Para os motoristas se familiarizarem com o carro, é oferecido um período de carência gratuito de 5 minutos. Os custos da viagem são mostrados através do aplicativo.

Com a entrada do experimento na segunda fase, a Ford espera obter mais conhecimentos sobre o comportamento dos usuários para aprimorar o serviço. As opções pesquisadas incluem preços diferentes nos dias úteis e fins de semana e estacionamento nas ruas ou garagens.

A Ford também desenvolve experiências de compartilhamento de carros na Alemanha, na Índia e nos EUA, que ajudarão a criar futuras opções de mobilidade para os clientes de todo o mundo.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário