sexta-feira, 10 de julho de 2015

Emoção, dinamismo e alta tecnologia: novo Audi TT


Chega ao Brasil o Audi TT Coupé 2015, totalmente renovado. A terceira geração do cativante esportivo se caracteriza pela forte personalidade do emocionante design e suas qualidades dinâmicas. O novo Audi TT Coupé se destaca também pela aplicação de tecnologias inovadoras no sistema de propulsão. Sua concepção revolucionária de seus controles e mostradores, que mostram todo o seu potencial no Audi Virtual Cockpit, também ressalta aos olhos.

O novo TT é oferecido ao mercado brasileiro em duas versões, Attraction e Ambition, ambas equipadas com o eficiente conjunto propulsor formado pelo motor 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv (19 a mais do que na geração anterior) e o câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem. Os dois modelos trazem de série o Virtual Cockpit da Audi, precursor de uma verdadeira revolução no design do painel de instrumentos.

Com todos estes itens a mais, o novo esportivo chega ao mercado com preços altamente competitivos: a versão de entrada Attraction custa exatamente o mesmo valor da anterior (R$ 209.990,00) e a Ambition, por R$ 20 mil a mais, acrescenta Rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.

Design externo: personalidade única

O primeiro Audi TT chegou ao mercado em 1998, trazendo consigo uma revolução no design. Com uma linguagem visual enriquecida por detalhes nostálgicos em diversos pontos da carroceria e do interior, o modelo se tornou imediatamente um ícone com um grande carisma. Já na segunda geração, que foi lançada em 2006, o TT assumiu estilo ainda mais esportivo com linhas retas e definidas. Nesta terceira geração, o modelo revoluciona em design, realça a esportividade e acrescenta a mais inovadora experiência tecnológica.

A dianteira do novo TT é dominada pelas linhas horizontais. A grade Singleframe é muito mais larga e baixa que a do modelo anterior. Começando pelos cantos superiores da grade, linhas afiladas correm formando um V sobre o capô, que ostenta ao centro os quatro anéis da Audi, de forma semelhante ao que ocorre no superesportivo Audi R8. As entradas de ar possuem elementos que direcionam parte do fluxo aerodinâmico da dianteira para as laterais do carro.

Os faróis, agora mais afilados, dão à face do novo TT um aspecto de determinação. A versão Attraction tem faróis bi-xenon como equipamento de série. No TT Ambition, os faróis são inteiramente de LEDs.

Visto de lado, o novo Audi TT se mostra atlético e musculoso. Seu centro de gravidade ficou mais baixo. Com 4,18 metros, o Coupé tem, aproximadamente, o mesmo comprimento de seu antecessor. A distância entre eixos aumentou 37 mm, atingindo 2.505 mm, reduzindo os balanços dianteiro e traseiro. A largura é 1.832 mm e a altura é a mesma da versão anterior, 1.353 mm.

Muitos detalhes do perfil do novo Audi TT lembram a primeira geração deste grande carro. A tampa de acesso ao tanque no lado direito é formada por um círculo cercado por parafusos. Um leve toque no logo TT basta para abri-la. O formato é mais uma reminiscência da primeira geração do TT. A novidade é que não há mais uma tampa rosqueada sob a abertura - a mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de corrida.

Na traseira, linhas horizontais salientam a impressão de largura esportiva do novo TT. Na versão Ambition, que tem faróis de LEDs, as lanternas traseiras possuem sinaleiras direcionais dinâmicas. A terceira luz do freio é extremamente fina, posicionada sob a borda do defletor traseiro, e tem um papel essencial na definição da silhueta das luzes traseiras.

Quando o carro atinge 120 km/h, um spoiler se abre automaticamente na tampa do porta-malas para melhorar ainda mais a estabilidade do veículo. Todas as versões trazem duas grandes ponteiras de escapamento redondas, também inspiradas no TT original, um pouco mais ao centro do parachoque.

Interior: revolução no painel

O interior é a manifestação concreta da pura personalidade esportiva do novo Audi TT. Assim como no lado de fora, linhas e superfícies horizontais dão ênfase à largura do interior do carro.

Mais uma vez, a regra foi “menos é mais”. Linhas claras e puristas destacam tanto a leveza como a esportividade sem concessões do interior do Audi TT. Dois outros truques de design, tecnicamente inovadores, permitiram aos estilistas criar um painel de instrumentos que é impressionantemente elegante. O conjunto de instrumentos e a tela MMI foram combinados para formar uma unidade digital central, o Audi Virtual Cockpit.  Além disso, os controles do sistema de ar-condicionado são integrados às saídas de ventilação, tornando ainda mais intuitiva a sua operação.

Visto de cima, o painel de instrumentos parece a asa de uma aeronave. As saídas de ar redondas - itens clássicos do TT - são inspiradas nos motores a jato, com seu design lembrando turbinas.  As aberturas de ar contêm os controles dos sistemas de ar-condicionado. Os controles de temperatura, direção, distribuição e intensidade do fluxo de ar ficam no centro de cada um dos difusores. No sistema de ar-condicionado automático, de série na versão Ambition, o controle selecionado é indicado em pequenos mostradores digitais. O painel de controle horizontal fica sob as aberturas de ar, onde interruptores com design tridimensional ativam as luzes de emergência, o sistema Audi Drive-Select e as funções de assistência.

Os bancos esportivos do novo Audi TT têm apoios de cabeça integrados e estão posicionados mais baixos do que no modelo anterior. Confortáveis e oferecendo apoio lateral nas curvas, eles pesam cerca de cinco quilos a menos do que os oferecidos no modelo anterior.

O novo volante multifuncional, que possibilita operação total do sistema de navegação e configuração do carro e é item de série nas duas versões, tem aro de três braços com base plana e raios com detalhes em alumínio, além de oferecer a possibilidade de trocas de marchas pelos shift paddles. O airbag frontal do motorista ocupa 40 por cento menos espaço, sem comprometer a segurança, contribuindo para a sensação de leveza visual.

Inúmeros detalhes apontam os altos padrões de design e manufatura da Audi. Entre eles estão a alavanca de câmbio com novo design, o comando central giratório do MMI altamente preciso e as coberturas de alto-falantes finamente acabadas com guias luminosas do sistema de som Bang & Olufsen (opcional para o Ambition).

Com sua configuração de 2+2 assentos, o novo Audi TT é um esportivo altamente adequado para o uso diário. O porta-malas tem 305 litros de capacidade, 13 litros mais do que anteriormente, e pode ser ampliado pelo rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.

Motor: maior potência com ganho na eficiência

O motor 2.0 TFSI tem 230 cv de potência. Ele reúne várias tecnologias ultramodernas - o sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, o sistema de acionamento de válvulas (Audi Valvelift System - AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote.

O motor turbo oferece torque de 370 Nm entre 1.600 e 4.300 rpm.  Ele acelera o Coupé de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A transmissão S tronic de dupla embreagem e seis marchas realiza trocas sem interrupções perceptíveis na tração e, em modo manual, pode ser controlada por palhetas no volante.

No carro esportivo, o desempenho é um fator chave, mas não é o único ponto de diferenciação. O Audi TT se destaca também pela alta eficiência no consumo e pelo baixo nível de emissão de CO2. Na estrada, o cupê percorre até 12,7 quilômetros por litro e, na cidade, 9,9 – números significativos para um veículo esportivo. A emissão de gás carbônico é de 123,8 gramas por quilômetro. A avaliação, chancelada pelo Inmetro, que leva em conta fatores como o peso do veículo e o coeficiente aerodinâmico - posicionou o TT na categoria “A”, considerado um carro eficiente no seu segmento no mercado brasileiro.

Especificações técnicas

Motor: 2.0 TFSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.984 cm³
Potência (cv em min-1): 230 @4.500 - 6.200
Torque (Nm @ min-1): 370@1.600 - 4.300
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 6 velocidades
Peso (kg): 1.335
Comprimento (mm): 4.177
Largura (mm): 1.832
Altura (mm): 1.353
Distância entre eixos (mm): 2.505
Capacidade do tanque de combustível (l): 50
Capacidade do porta-malas (l): 305
Aceleração 0-100 km/h (s): 5,9
Velocidade Máxima (km/h): 250 (limitada eletronicamente)

Preços:
Audi TT Attraction: R$ 209.990,00
Audi TT Ambition: R$ 229.990,00

Fonte: Imprensa Audi



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