terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ford é a primeira a testar veículos autônomos na cidade experimental da Universidade de Michigan


A Ford é a primeira fabricante a testar veículos autônomos na cidade experimental construída pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Conhecida como Mcity, ela faz parte do Centro de Transformação da Mobilidade da universidade e tem cerca de 130 mil metros quadrados, reproduzindo com realismo os diversos tipos de situações encontradas numa cidade, como mostra o vídeo neste link.

“A Mcity oferece um ambiente urbano desafiador e ao mesmo tempo seguro para testar e aprimorar, continuamente, as novas tecnologias da nossa frota de veículos autônomos”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “É um passo importante para melhorar a mobilidade e a vida de milhões de pessoas”.

A Ford testa veículos autônomos há mais de 10 anos e agora está usando a Mcity para acelerar a pesquisa de tecnologias avançadas de sensores. Seu veículo autônomo de pesquisa, um Ford Fusion Hybrid, combina tecnologias atuais de assistência ao motorista – como câmeras dianteiras, radares e sensores ultrassônicos – e quatro sensores LiDAR que geram um mapa 3D em tempo real do ambiente ao redor do veículo.

Testes realistas

Inaugurada em julho, a Mcity reproduz situações reais de trânsito do ambiente urbano – como atravessar um farol vermelho – que não podem ser testadas em vias públicas. Ela tem semáforos, faixas de pedestres, pistas demarcadas, guias, ciclovias, árvores, hidrantes, calçadas, placas de trânsito e até barreiras de obras. Conta também com diversos tipos de piso, como concreto, asfalto, pedra e terra, além de rampas, rotatórias e túneis onde o Fusion Hybrid autônomo é testado.

 “A Mcity nos dá um ganho de escala. Cada quilômetro rodado lá pode representar 10, 100 ou 1.000 km em estradas para podermos avaliar as ocorrências e situações difíceis”, diz Ryan Eustice, professor e pesquisador da Universidade de Michigan.

Liderança em tecnologia

A Ford apresentou o protótipo do Fusion Hybrid autônomo em 2013, junto com a Universidade de Michigan e a State Farm Insurance, para desenvolver os sistemas de sensores da sua nova geração de veículos. Este ano a pesquisa entrou em uma nova fase, de engenharia avançada, em que a equipe trabalha para viabilizar a produção de sensores e sistemas computacionais, além de continuar a refinar os algoritmos.

A Ford já oferece várias tecnologias semiautônomas e de assistência ao motorista em veículos como o Fusion e o Focus. Além da Mcity, a frota de veículos autônomos da Ford está sendo testada em vias públicas e nos campos de prova da marca.

“Temos a satisfação de anunciar a Ford como primeira fabricante a usar a Mcity para testes de veículos autônomos”, diz Peter Sweatman, diretor do Centro de Transformação da Mobilidade. “A Mcity oferece um ambiente de teste único e real para ajudar a Ford a acelerar o desenvolvimento da sua tecnologia autônoma, estreitando a colaboração com a Universidade de Michigan”.

Os veículos autônomos fazem parte do Ford Smart Mobility, plano da empresa para inovar o conceito de mobilidade e melhorar a vida das pessoas, superando os desafios de transporte do mundo como Henry Ford fez há 112 anos.

Fonte: Imprensa Ford


Nenhum comentário:

Postar um comentário