segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Celulares “sofrem acidentes” em nova campanha da EcoRodovias



Objetivo é chamar a atenção para um dos principais fatores causadores de acidentes de trânsito

Se, por um lado, a tecnologia trouxe uma série de avanços nos dispositivos de segurança dos veículos, por outro, tornou o comportamento dos motoristas mais inseguro. O celular é considerado, hoje, um dos maiores vilões do trânsito. Um estudo do Departamento de Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA) revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente, um risco maior do que o álcool. “Antes as pessoas falavam ao celular, o que já compromete significativamente os reflexos. Agora, elas digitam, mandam mensagens, o que aumenta muito não só o risco de acidente, mas a sua gravidade, principalmente quando estamos na estrada, em maior velocidade”, afirma José Carlos Cassaniga, diretor executivo de concessões  do grupo EcoRodovias.

Ainda faltam estudos que quantifiquem os acidentes provocados pelo uso do celular no Brasil, mas se combinarmos, numa conta rápida, os dados que já existem em diversos países, com o hábito de uso de internet do brasileiro e o crescimento de uso da internet pelo celular, não é difícil concluir que o problema aqui também é gravíssimo e tende a piorar. O Brasil é o país com maior tempo de conexão em redes sociais, 60% mais que o resto do planeta, de acordo com a comScore, sendo que mais de 70% das pessoas acessam a internet pelo celular. Exatamente por isso o foco escolhido pela EcoRodovias para a campanha de segurança que está sendo lançada é o risco de acidente em função do uso do celular ao volante.

Criada pela Kwarup, agência de ideias de Zuza Tupinambá, a campanha utiliza  aparelhos celulares como se fossem veículos de verdade, destruídos após acidentes. “Nossa intenção foi trazer dramaticidade à campanha e ao mesmo tempo alertar para um mau hábito que está se tornando cada vez mais corriqueiro e perigoso”, afirma Zuza Tupinambá.

A campanha, que estará no rádio, nas mídias sociais e em outdoors ao longo das estradas administradas pelo grupo,  tem ao mesmo tempo o objetivo de educar e de conscientizar, uma vez que estatísticas mundiais apontam para um enorme crescimento de acidentes causados por distração ao volante por conta do uso indevido do celular. Uma pesquisa feita pelo departamento de tráfego da Espanha mostra que 51,74% dos acidentes com lesões são causados por falta de atenção provocada por dirigir e usar o celular. Mais de 80% dos entrevistados também afirmaram ver outros motoristas enviando mensagens constantemente ou ocasionalmente.

A campanha fica no ar até o Carnaval no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Espírito Santo, no Rio Grande do Sul e no Paraná, regiões com  concessionárias administradas pela EcoRodovias. “Queremos aproveitar o grande aumento de tráfego em nossas rodovias a partir do período de festas de fim de ano até o Carnaval para impactar o maior número de pessoas”, afirma João Schleder, responsável pela comunicação da EcoRodovias.

Ficha técnica:
Criação: Zuza Tupinambá
Direção de Arte: Paulo Gallardi
Fotos: Rafael Costa
Produção Rádio: Banda Sonora
Aprovação: João Schleder, Maria Clara Cabral, Marcelino Seras,  José Carlos Cassaniga.

Fonte: Imprensa EcoRodovias

Nenhum comentário:

Postar um comentário